Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sr. Marques, um cabinda.

por Fernando Lopes, 3 Jul 16

marques2.jpg

 

O Sr. Marques não é português, apesar de aqui ter vivido a maior parte da sua vida. Menos ainda angolano, é um cabinda. Diz com indisfarçável orgulho que existem um rio e uma terra a separá-lo de Angola, a história do enclave e da feitoria, o facto de Cabinda estar entalada entre dois Congos e o mar.

 

Conta com brilho nos olhos as traquinices da mocidade em que partia de Cabinda para o Congo a vender feijão, e de como o apuro era logo ali gasto em farra, discotecas e copos. Fala da beleza da floresta do Maiombe como se lá estivesse.

 

De como foi tratado pelo Serviço Nacional de Saúde a um problema grave:

 

- Os meus compatriotas dizem mal dos tugas, eu só posso dizer bem, fui tratado como um príncipe.  

 

Da sua alegria em ver a cidade cheia de turistas, como gosta dos rostos surpresos a descobrir o que se lhe tornou familiar, da angústia em não falar inglês e consequentemente não conseguir transmitir o seu encantamento.

 

A cidade está cheia destas personagens plenas de afectos e «estórias», assim soubermos ouvi-las, e na modéstia das nossas limitações, partilhá-las.

Autoria e outros dados (tags, etc)

19 comentários

De alexandra g. a 05.07.2016 às 01:01

ok, erraste.
tens mais 50 tentativas de resposta, que isso  de "cenas de gajos" só me dá vontade de mandar um pirete, ok?


não há nada disso no mundo dito mundo, são construções sem sentido. Se duvidas, poderia trazer aqui a minha filha de 18 anos, que manda respostas de míssil teleguiado :)

De Fernando Lopes a 05.07.2016 às 01:16

Para te esclarecer fiz uma breve posta sobre o tema. :P

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback