Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ser português.

por Fernando Lopes, 29 Ago 15

Quando há uns tempos atrás uma jovem mulher inglesa me perguntou o que distinguia os portugueses, hesitei. Não tenho em mim a portugalidade, não sendo Eduardo Lourenço ou J. Rentes de Carvalho, nunca fiz uma reflexão profunda sobre o que é ser português.

 

Se me pedissem uma palavra para nos definir, usaria melancolia. Os portugueses são intrinsecamente melancólicos, não forçosamente tristes. Há no nosso eu colectivo uma nostalgia agridoce. Definimo-nos mais por esse sentimento que por uma visão de futuro. Somos capazes de grande generosidade e enorme mesquinhez, temos inveja do sucesso alheio, criticamo-nos duramente, e no entanto somos absolutamente incapazes de aceitar crítica alheia. Ambicionamos ser europeus e, apesar disso, vivemos entre mundos, sendo árabes e europeus simultaneamente.

 

Temos a nostalgia do império, que sempre soubemos sonho impossível. Os portugueses são também extraordinariamente adaptáveis a outras culturas, sendo fácil encontrá-los integrados em qualquer canto do mundo, da Noruega ao Zimbabwe.

 

Impossível definir o que é isso de ser português porque somos um cruzamento de sangue celta e mouro. Resta-me a certeza de sermos únicos.  

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Maria Alfacinha a 01.09.2015 às 14:02

Entre o post e a "adenda", ficou quase tudo dito.
De vez em quando penso se não seremos apenas pequeninos, miudinhos e sofremos de falta de auto-estima.
E de vez em quando surpreendo-me :-)

De Fernando Lopes a 01.09.2015 às 20:22

"O Povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos. Coragem portugueses, só vos faltam as qualidades."


Almada Negreiros

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

subscrever feeds