Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Para onde vais de férias, Fernando?

por Fernando Lopes, 20 Jul 16

lanzarote_1.jpg

 

As férias sempre foram um tema fracturante, primeiro na família Lopes, agora na novel família Aires Lopes. Adoramos praia e deserto, se for possível uma combinação dos dois, esse é o território de eleição. Já o fizemos várias vezes, na Tunísia, Marrocos, Sal, Boavista, locais áridos e com praia. Há poucas coisas mais belas que o mar azul na frente e areia, rochas, e uma ou outra acácia nas costas.

 

O Algarve está fora de questão por razões puramente pessoais. De 1972 a 1982, num Mini Cooper, com uma grelha e as malas em cima, deslocámo-nos para Vilamoura a expensas do pai. Um tirocínio deste calibre mata a vontade de allgarve ao mais pintado.

 

Depois existem razões económicas e burguesas. O último sítio que me agradou verdadeiramente no Algarve era na fronteira entre a Quinta do Lago e o Ancão. Há dois anos pediam-me em Agosto, 275 euros/dia por um apartamento engraçado, pequeno-almoço e jantar. Vão-se foder, por 300 euros/dia consigo correr mundo. A razão burguesa é que me ficaram na memória as diferenças de tratamento entre o canalizador inglês e o executivo português. O primeiro, com acento cockney, coçando os tomates em público, era mais bem tratado que o mais bem-educado dos portugueses. Pode já não ser assim, mas a imagem da minha infância subsiste. Vão-se refoder.

 

lanzarote_2.jpg

 

Não conheço a Ásia e planeávamos ir à Tailândia. A senhora minha mulher recusou-se. «Não vou andar quase quatro dias de avião para depois estar lá oito dias», disse ela. Numa conversa no aniversário de um amigo, Gonçalo Cadilhe – esse mesmo, o viajante profissional – tinha-me recomendado a Taprobana, antigo Ceilão, actual Sri Lanka. O problema era o mesmo, mais de 24 horas em trânsito entre a saída do Porto e a chegada a Colombo. Para fazer a vontade à minha sra. dona, e porque me agrada, vamos passar 15 dias na ilha que as fotos ilustram. Adivinhem lá onde é.

 

lanzarote_3.jpg

 

Prometo fazer umas croniquetas de viagem, dizer como é, o que vale a pena, como são os indígenas. Até lá conto ansiosamente os dias que faltam para abalar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

2 comentários

De Anónimo a 20.07.2016 às 22:00

Protestando contra o ódio aos Algarves, a bem dizer Alfama está pior que uma rua de Albufeira...e o Porto segue pelo mesmo caminho (tenho felizmente os meus lugares algarvios, embora os prefira entre Abril e Junho). Das ilhas, os Açores, sobretudo o Pico. As Flores estão no meu roteiro. Mas cada vez o conceito de turismo me enerva mais, é puro consumo, igual a supermercado e centro comercial. Alternativas, procuro-as, não é fácil.


~CC~

De Lucília a 20.07.2016 às 22:24

Migo Fernando, esse Algarve eu também detesto mas sei de um sítio -lá, tem montes, deserto, cheira a alfazema.Vou caminhar e trago na mochila amendoeiras e romãnzeiras que planto num cadito de terra. Pela mãnhazinha rego o cadito de terra mergulho num mar por vezes todo verde e sou feliz.

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

subscrever feeds