Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O reino do espertalhaço.

por Fernando Lopes, 2 Ago 17

É desde ontem destaque nas notícias um restaurante lisboeta que rouba turistas à descarada. No espírito sobrevivo do nacional-parolismo, os estrangeiros que nos visitam ainda são aqueles seres endinheirados, louros e gordos, que devem pagar uma espécie de imposto por estar a usufruir do espaço que é nosso, à boa maneira da idade média. Embora vergonhoso, é bem o espelho do chico-espertismo nacional, no país onde quem foge aos impostos não é criminoso mas espertalhão.

 

Paga-se e têm-se a sabujice, o servir primeiros os camónes em vez dos nacionais – esses ao menos deixam gorjeta, o linguajar em portunhol e quejandos, o desfazer-se em mesuras com a alemã avantajada como se da Claudia Schiffer se tratasse. Num velho jogo adolescente em que ingenuamente cheguei a participar, «sacar uma estrangeira», feia que fosse, dava mais pontos que conquistar a mais bela lusa. Está.-nos no sangue e pronto, aplica-se indiscriminadamente da alcova à restauração.

 

Este episódio fez-me lembrar um outro, mais de quarenta anos passados. Nas primeiras vezes que fomos ao Algarve (71 ou 72), jantamos em Faro num local que só tinha lista em inglês. Perante os protestos do pai – lembro-me porque o episódio me constrangeu – lá se justificaram que ainda estavam a fazer a lista em português. Uns percebes a saber a borracha, uma açorda de marisco de onde o dito se encontrava ausente – ao menos o pão estava molinho – e uma conta exorbitante depois, guardei para sempre essa imagem de como era ser estrangeiro no seu próprio país. Não mudou nada, os portugueses continuam a ser uns espertalhaços.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

9 comentários

De Anónimo a 03.08.2017 às 13:53

Contaram-me que num restaurante algarvio pretenderam cobrar pelos guardanapos numa conta apresentada num pedaço de papel gorduroso. Um dos comensais estava muito constipado. Tendo a acreditar...
Filipe crente em merdas

De Fernando Lopes a 03.08.2017 às 18:25

Sinto falta desse teu humor «british».
Image

De Anónimo a 03.08.2017 às 19:04

E eu das tuas gargalhadas com potência para levantar saias.
Filipe do costume

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback