Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O pior inimigo da igreja está dentro de portas.

por Fernando Lopes, 22 Out 14

IDiabo_Edição1973_21Outubro14_CAPA-326x406.jpgImagem alterada por sugestão do caçula

Ateu confesso, sigo com moderado interesse as questões que à igreja dizem respeito. No sínodo dos bispos sobre a família, e dada a abertura em questões de costumes do Papa Francisco, resta uma moderada desilusão.

 

Apesar da crescente aceitação dos homossexuais nas sociedades em geral, não me parece que os bispos estejam disponíveis para discutir e aceitar estas questões, pois muitos deles recusam assumir a sua própria homossexualidade, consequentemente, estariam menos disponíveis para tolerar uma diferença que ocultam, como se as opções sexuais fossem pecado.

 

Já no que concerne ao reconhecimento de casais constituídos por divorciados ou em união de facto, a recusa em aceitá-los como membros activos da instituição me parece um erro crasso, ele mesmo é ultrapassado pela realidade. Uma amiga, católica praticante, teve um casamento infeliz e divorciou-se, apenas do marido, não da sua fé. Aquando do segundo casamento fez questão de, numa cerimónia privada, receber a bênção de um sacerdote da sua confiança, que o não negou. Mais ainda, é catequista, ensina os mistérios da fé a crianças que os pais iniciam no catolicismo.

 

Ora se esta mulher – uma excelente pessoa – é boa para ser abençoada no seu segundo casamento, se confiam nela para ensinar o bê-á-bá da religião aos jovens, não é suficientemente boa para receber os sacramentos? Apenas os velhos bispos, numa atitude autista, se recusam a entender que as boas pessoas, com fé ou sem ela, são poucas, demasiado poucas para poderem ser tratadas como renegados.  

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De bloga-mos a 22.10.2014 às 15:24

Apesar da ameaça de excomungação que virá por mail ou por sinais de fumo enegrecido estou seguro que esta bizarra dimensão que habitamos estaria perto da perfeição sem qualquer tipo de religião. Excepto o FCP, bem entendido...

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

subscrever feeds