Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Há 32 anos estava em Vilar de Mouros.

por Fernando Lopes, 1 Ago 14

 

Tinha 19 anos. Fizemos a viagem Porto-Caminha de comboio e o local do festival ficava a uma boa meia-dúzia de quilómetros da estação, distância percorrida a pé, mochila às costas. Quando chegámos já não havia lugares para acampar, invadimos um campo de milho. Tudo no festival estava subdimensionado, havia pouca comida e cara, alguns chuveiros e casas de banho, mas nada capaz de acomodar e alimentar as 16.000 pessoas que por lá apareceram. Campismo selvagem, banho de rio, pão a preço de bife, são as minhas recordações. O local do espectáculo era cercado por uma paliçada, sentíamo-nos meio aprisionados. Jantámos salchichas com molho de Super Bock, fumámos um charro e fomos à música.

 

Estavam previstos os Heróis do Mar, na altura em grande com o êxito «O Amor», mas não apareceram. Os Echo and The Bunnymen, banda para muitos desconhecida, ocuparam o lado direito do palco, empurrados para canto pelas vedetas da noite, The Stranglers. Tinham um hit que passava no Rock em Stock, «La Folie», que se recusaram a tocar apesar dos pedidos insistentes do público. Foi uma espécie de Woodstock à portuguesa, como já tinha sido em 1971. Passaram 32 anos, e hoje, a propósito do festival, recordei-me disto. Acho que mereço o estatuto de festivaleiro veterano. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

2 comentários

De O Abominável Careca a 01.08.2014 às 20:11

Esta estória irá certamente deliciar as futuras gerações com testemunhos relatadas na primeira pessoa. Hoje o cartaz é diversificado em quantidade o que não significa em qualidade e ainda por cima com muito menos assistência quando comparado com  anteriores edições! Serão festivais a mais ou dinheiro a menos?! Fica no ar a dúvida...Image

De Fernando Lopes a 01.08.2014 às 20:59

Aquilo era um festival da era do analógico. Quinze ou vinte chuveiros e sanitas para mais de dez mil pessoas? Lembro-me de se ter esgotado o pão. A organização não espera nem estava preparada para tanta gente. Foi divertido e deu para ver grandes bandas, inclusive os U2.

Image 

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback