Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fugitivo.

por Fernando Lopes, 18 Out 16

palito.jpgFoto retirada da página de Manuel Palito no Facebook.

 

Sempre que se dão estes casos de fuga como o de «Manuel Palito», ou agora do «Piloto», o meu coração fica dividido. Se por um lado penso que devem ser apanhados, julgados e condenados se tal for o caso, por outro romantizo com a fuga e o individuo que durante dias ou semanas consegue escapar ao longo braço da lei. Há algo de western nestas escapadas que me faz ser infantil, extemporaneamente infantil.

 

Sou portuense, e os tripeiros não acatam bem a autoridade. Aqui, no calão antigo, um cocó de cão é um «polícia». Para ver o nosso respeito à ordem e lei. Já dei comigo a avisar «olhó polícia» e amigos de outras cidades procurarem o agente em vez de olharem para o chão para não pisarem o «presente».

 

Não será facilmente compreensível esta necessidade de torcer pelo mau, mas é da minha natureza. Mesmo quando o fugitivo é um assassino o meu inconsciente espera sempre que ele se evada pelo máximo tempo possível, dê água pela barba aos agentes. Depois existe a desumanização que os media fazem destes homens, dando-lhes sempre apelido. Foi assim com o «Palito», agora com o «Piloto». Isto faz-me torcer ainda mais por esta gente pouco recomendável. Perdoem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Carlos Azevedo a 20.10.2016 às 01:37

O episódio com o 'Palito' (não recordo o nome do fulano) foi bem revelador de um certo tipo de mentalidade que ainda persiste no país. Nunca esquecerei as palmas que recebeu quando finalmente foi capturado. Foi um daqueles momentos em que senti vergonha pelos outros.

De Fernando Lopes a 20.10.2016 às 07:28

É verdade que foi triste, mas estou convencido que as pessoas aplaudiam a fuga e não os crimes. De qualquer modo, mais valia estarem quietas.


Abraço.

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • Anónimo

    Quando a sorte é maniversa nada vale ao desinfeliz...

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...

  • Anónimo

    Não volta?!Vá lá...Escrever faz bem...e ler também...

subscrever feeds