Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ensino público e privado, a minha verdade.

por Fernando Lopes, 9 Mai 16

Tive a minha filha num infantário privado, quando chegou a escola continuei a tê-la no ensino privado. A expensas minhas. Estudei no privado e público, tenho dificuldade em diabolizar qualquer dos dois.

 

Fui coerente com as minhas opções ideológicas; quis um colégio laico, expliquei que era ateu, não permito que frequente aulas de religião e moral até que tenha idade para o fazer conscientemente. A partir daí será opção dela.  

 

A conversa da chacha instalou-se de tal forma que até parece que uma esmagadora maioria dos pais que opta pelo privado não o faz pagando do seu próprio bolso. Podemos estar a falar de favorecimento de meia-dúzia de colégios, mas serão certamente uma gota de água no total de pais e alunos que fazem esta opção.

 

Parece-me justíssimo que não se financie o privado se o público tem oferta capaz e em volume suficiente para satisfazer as necessidades locais. Estou igualmente seguro que esta é uma micro-realidade e como tal merece ser tratada.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

10 comentários

De Maria Manel a 16.05.2016 às 10:22

Há já algum tempo que a igreja católica abandonou a ideia de a alma e o corpo estarem separados,considerando que o ser humano é uno. Quanto à perspectiva maniqueísta/ dualista, também não é a pauta. A doutrina corrente não é a doutrina de fundo, mas é preciso "mergulhar", não ficar pela rama. Contudo, ainda não deixamos de acreditar em Deus Image
Até a ciência ajuda...
bj

De Fernando Lopes a 16.05.2016 às 18:54

Não quero arregimentar ninguém, até porque o facto de ser ateu não é uma causa, apenas reflecte a minha forma de ver o mundo, e como bem sabes sou um tipo tolerante. 

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback