Diário do Purgatório © 2012 - 2014
Powered by SAPO Blogs | Design by Teresa Alves | © CREATIVE COMMONS - 4.0
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better."
por Fernando Lopes, 30 Ago 16
Feira de Teguise.
Dia 5, Mercado de Teguise.
Teguise é uma cidade histórica, primeira capital de Lanzarote até meados do Sec. XIX. Preserva a traça antiga e é por isso um exemplo da arquitectura canária e lanzarotenha, com as suas ruas estreitas, pátios, e a habitual calmaria dos locais onde ninguém tem pressa e o tempo tem tempo para ser gasto. Esta tranquilidade é interrompida semanalmente, ao domingo, por um dos mercados mais afamados das Canárias. Transformou-se sobretudo num evento turístico, onde todos procuram pechinchas entre os mais de quatrocentos feirantes. Hordas de turistas – moi-même incluído – enchem as ruas centrais de Teguise.
Milhares de turistas na feira.
Perspectiva do campanário
A maioria das vendas consistem em produtos falsificados, t-shirts Adidas, Nike e o mais que se queira. Existem também pequenas bancas de artesanato local, sobretudo jóias e adornos produzidos com rocha vulcânica, o elemento comum e mais frequente de Lanzarote. Como pontos de interesse um museu de arte sacra (entrada 2€) e um forte que servia de defesa convertido em «Museu da Pirataria». Aqui também se fabrica o Timple, uma espécie de cavaquinho usado no folclore local. A cestaria e olaria também estão presentes em muitas das bancas da enorme feira.
A «cozinha» britânica em todo o seu esplendor na feira.
As jóias de rocha vulcânica são baratas mas vulgares. Os exemplares mais originais e belos encontrei-os numa banca de freaks que reinterpretam o tradicional. Muito mais caro, muito mais original. À escolha de um cliente em busca de modernidade e originalidade, ou um outro que se contente com o recuerdo igual a todos os outros e fabricado em série.
Ancião à espera de autocarro.
Estátua de «Diabo» à entrada da cidade.
Entrada da igreja. Ao lado o museu de arte sacra
Exemplo de arquitectura tradicional.
Interessante chegar aqui anos mais tarde aqui e pe...
Achei muito interessante atualmente esta sua posta...
boa tarde , estive neste sitio esta semana e pergu...
O Pretinho do Japão é citado, como profeta, em Ram...
Essa estátua à entrada da cidade deve ser uma maneira estranha de dar as boas vindas às pessoas, não?