Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Devo ter um ar muito próspero…

por Fernando Lopes, 14 Nov 15

Adormeci tarde a ver as notícias sobre os atentados em Paris. Um encruzilhada sem solução à vista em que todos perdemos. Vem-me à cabeça as palavras de Gandhi «olho por olho e todos ficaremos cegos». Dilemas demasiado grandes para tão pequeno homem, resolvo sair.

 

Passo numa pequena sapataria de bairro e resolvo entrar. Como muitos homens, tendo pouca preocupação pela aparência, gosto apenas de estar lavado e apresentável. Uso fato e gravata por obrigação profissional, e tendo a negligenciar a compra da «farda». Como tenho imensos sapatos, todos eles já um bocado gastos, é tempo de renovar calçado.

 

Escolho um modelo clássico de preço médio, bolsa e local não são dados a grandes luxos. Olho, escolho, experimento, e passados dois minutos a compra está concretizada e paga.

 

- Se todos os clientes fossem assim a sra. tinha a vida facilitada, comento à laia de brincadeira.

 

- Provavelmente o sr. comprou só por comprar.

 

- Não sou dado a consumismos, só compro porque preciso. Todos os meus sapatos de trabalho estão a ficar velhotes.

 

Saio e fico a pensar. Um tipo normal, de calças de ganga, polo de rugby e botas de montanha não é propriamente um símbolo de prosperidade. O que visto é de boa qualidade, mas não padeço da doença do logo, não há cavalinhos de polo, galgos, crocodilos, Gant ou CH a exibir falsa prosperidade. Porque será que com alguma frequência me atribuem jeitos de burguês que não tenho?

Autoria e outros dados (tags, etc)

3 comentários

De Gaffe a 14.11.2015 às 17:03

Francamente, meu querido Fernando!
Não vou comentar. Estou extenuada de escrever sobre charme.

De Fernando Lopes a 14.11.2015 às 18:07

Minha querida Gaffe, agradeço, mas há um mundo de distância entre urbanidade e charme, embora uma e outra sejam hoje dia uma raridade. :)

De Gaffe a 15.11.2015 às 14:12

Provavelmente sou eu a errar, mas sempre considerei que a urbanidade é uma consequência, ou uma aliada, do charme - mesmo na aldeia.
:)

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

subscrever feeds