Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cutucar os russos com vara curta.

por Fernando Lopes, 12 Nov 14

putin.jpgImagem roubada do blogue «Tempo Contado»

Admiro sempre as diatribes anti-russas que ciclicamente enchem o peito de alguns e as páginas dos jornais ocidentais. Goste-se ou não, o longo reinado de Putin trouxe melhorias significativas ao padrão de vida russo, basta ver o gráfico acima. Os que sonham com uma cavalgada pela planície russa desconhecem a história que castigou Napoleão e Hitler, a capacidade de resistência decisiva nas guerras do século XX. Tendem a ignorar que o leste da Europa tem uma enorme dependência energética deste semi-continente. Recusam-se a sair do passado, tendo ainda e sempre os russos como «inimigo convencional». Melhor virar a página, notar que mudamos, que o mundo mudou, baixar do reino da fantasia para o da realpolitik.

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Inês a 13.11.2014 às 11:52

É verdade que as coisas se alteraram muito e para melhor. Mas, é preciso lembrar que esses números não traduzem totalmente a verdade.
Que o cidadão comum viu melhoras na sua vida, não dúvido. Agora, esses números fazem-me sempre lembrar o exemplo das estatísticas. Um frango para dois, só um é que come o frango todo mas, estatisticamente, cada um comeu metade!
Não nos esqueçamos que na Rússia se concentram fortunas colossais (a começar pelo Putin) e que entram para esses números. Isso não significa que a maior parte das pessoas viva bem. Não é assim.
Beijinhos.

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

subscrever feeds