Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cansado dos «fogareiros».

por Fernando Lopes, 20 Set 18

Os mais novos não saberão que «fogareiro» era gíria para taxista. Na minha experiência contam-se pelos dedos de uma mão os taxistas educados, com o carro limpo e cortesia bastante para merecerem o qualificação de profissionais. Há-os, mas são tão raros como gambozinos. Como automobilista é melhor nem me pronunciar sobre a delicadeza, urbanidade e respeito pelas regras de trânsito destes senhores. Uma parte substancial pensa que as ruas e avenidas são suas, os outros cidadãos motorizados meros obstáculos postos ali para seu infortúnio. Colocando fora da equação a justeza das reivindicações, que vista no tempo, me parece tão pertinente como a dos escriturários a favor da tinta permanente e contra a máquina de escrever, pergunto-me o que lhes dá o direito de ocupar as ruas que são de todos. Mais ainda, fazê-lo no reino da impunidade como se tivessem usucapião das nossas principais avenidas. Não sou contra que os senhores se manifestem, lutem pelo que acham ser os seus direitos, peçam audiências a ceca e meca. Já ocuparem ruas de modo semi-permanente é um abuso de uma classe para com os seus concidadãos, com o beneplácito das autoridades. Cá por mim apetece-me mandá-los enfiar os táxis e os taxímetros onde o sol não brilha.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

6 comentários

De Anónimo a 21.09.2018 às 11:13

Vou manifestar-me a favor deste texto.
Filipe Uberista...

De Fernando Lopes a 21.09.2018 às 18:45

Repara que acho muito bem que reivindiquem o que acham justo. Custa-me porque isto é uma manif de patrões e não de empregados. Gostavam de saber quantos dos manifestantes são proprietários dos veículos.

De Carlos A. de Carvalho a 24.09.2018 às 19:47

Eu sou do tempo dos fogareiros , inclusive chamava-os por esse nome , quando era miúdo só para os ver soltar impropérios . Dizem que quando os bebés nascem, Deus pergunta :  queres ser limpinho , educado , honesto , respeitador ou queres ser fogareiro ? A propósito , alguém sabe o porquê desse nome  ? 

De Fernando Lopes a 25.09.2018 às 19:17

Sinceramente não sei a origem do nome. Julguei que fosse por causa do fumo dos veículos, mas também há esta teoria: http://timanel.blogspot.com/2007/10/o-fogareiro-origem-da-alcunha.html

De Anónimo a 13.11.2018 às 09:51

Estás em prisão preventiva, Nando?
Filipe das couves

De Fernando Lopes a 16.11.2018 às 19:31

Toma lá um textículo novo.

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback