Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

o meu 15 de Outubro

por Fernando Lopes, 15 Out 11


Há 5 anos atrás seria impossível uma mobilização deste calibre sem o suporte de partidos ou centrais sindicais. Hoje não tivemos autocarros com ar condicionado, nem lanche à borla. E no entanto manifestaram-se entre 10.000 e 20.000 pessoas. O que prova que há muita gente que não se identifica com o actual regime, nem com os partidos e sindicatos que "nos representam". No Porto, apenas um pequeno episódio, em que a polícia tentou impedir o acesso à rampa que permite a entrada na Câmara Municipal. Os manifestantes invadiram o espaço e os polícias retiraram civilizadamente. Sem esboço de confronto, apenas um simbólico medir de forças. Não fomos tantos como desejaria, mas mais do que esperava. O caminho faz-se caminhando ...

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Fernando Lopes a 15.10.2011 às 23:31

Moriae,

O que me agradou mais no protesto foi a transgeracionalidade dos manifestantes. Eram atípicos, alugures entre os 20 e os 60, entre os jovens desempregados e as pessoas em fim de carreira. Assim a segmentação que foi feita no 12M perdeu-se, o que é muito positivo, porque não se trata de geração contra geração, mas de explorados contra exploradores.

Não defendo a violência mas o direito de resposta é mais do que legítimo. Aliás fiquei com a sensação que, no fundo, alguns dos polícias gostariam de estar do lado de cá e lidaram com a situação com extrema cautela e calma.

Quanto à familiaridade, entre os sans-culottes, não há formalismos.

Abraço,
Fernando

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

  • JOSÉ RONALDO CASSIANO DE CASTRO

    O Pretinho do Japão é citado, como profeta, em Ram...

  • Anónimo

    Quando a sorte é maniversa nada vale ao desinfeliz...

  • M Manel

    Só agora vi a mensagem anterior - note-se que quem...

  • M Manel

    Uma ajuda... Arranja aí uma base para eu poder de...

subscrever feeds