Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

S.Torcato ou a peregrinação de um sem-fé

por Fernando Lopes, 10 Fev 11


Por voltas que a vida dá, eu, ateu confesso, irei brevemente à minha visita anual à igreja de S. Torcato em Guimarães. O caso é simples de explicar por este vosso herege amigo. Aquando da gravidez, a minha mulher contraiu um vírus, CMV. Este vírus inofensivo para a mãe ou para bebés já nascidos, pode ter consequências terríveis para o feto. Um amigo meu de infância, católico não praticante, mas de fortes tendências místicas, convenceu-me a visitar a igreja de S.Torcato, para que a criança nascesse incólume. Nada dado a misticismos, mas ciente da boa vontade dos amigos e sabendo que isso era importante para a minha mulher, acedi. E lá fomos quatro, os futuros papás, o meu amigo e a sua mulher à data, amiga de todas as horas e como os amigos à séria, principalmente das más.

A minha filha nasceu sem sequelas e todos os anos desde então, em Fevereiro, visito S. Torcato. Por circunstâncias da vida, aquilo que era só de quatro passou a ser de vários, incluindo crianças e adultos.
Gosto assim. Mais do que S. Torcato, penso na visita como inclusiva, uma festa de celebração dos amigos e da família. Durante este mês lá estaremos a celebrar a amizade, a família e a vida, já com um novo elemento no grupo, ainda em idade de papinhas e biberão.

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Fernando Lopes a 10.02.2011 às 16:10

Ana,

O seu primeiro parágrafo diz tudo.

Além disso não poderia ser indelicado com os meus amigos, solidariamente preocupados, nem com a minha mulher para quem a visita era, no mínimo, reconfortante.

Para mim ficou a celebração e o (inconfessado até agora) alívio.

Abraço,
Fernando

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

subscrever feeds