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D. Fernanda.

por Fernando Lopes, 17 Jul 13

Durante as férias escolares, como tenho a sorte de morar perto do local de trabalho, aproveito para ir a pé. Tal altera-me as rotinas, inclusive o local onde tomo o pequeno-almoço. Na Av. de França, junto ao metro, está um café/confeitaria onde costumo parar. À frente de uma enorme máquina de café está a D. Fernanda, que, naquela hora atribulada, distribui cafés e similares por todos os clientes. Vê-la trabalhar é um gosto. Parece uma maestrina, gestos precisos, memória infalível, sorriso aberto, enquanto, com precisão cirúrgica, responde aos pedidos mais estranhos. “Pingo em chávena de vidro e com espuma!” – ouvi hoje.

 

Quanto frequento regularmente um estabelecimento, não pretendo familiaridade, mas atenção enquanto cliente. Hoje, por pura maldade, fiz um teste à senhora. Recorde-se, já lá não passava desde Agosto do ano passado. Pus-me ao balcão e olhei. Após breve hesitação diz-me “meia de leite morna e pão com manteiga, certo?”  Sorri, agradeci e elogiei-a pela fabulosa memória.

 

Todas as profissões são belas se exercidas com o carinho, empenho e profissionalismo que a D. Fernanda coloca nos seus cafés, pingos e meias de leite.

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4 comentários

De Carlos Azevedo a 20.07.2013 às 00:34

Uma empregada de balcão competente é mais útil à sociedade do que um administrador incompetente. Quando (e se) nos mentalizarmos todos disso, a sociedade em geral e, em particular, o mundo do trabalho serão muito melhores.

Abraço.

De Fernando Lopes a 20.07.2013 às 10:42

Completamente de acordo, Carlos. Já é tempo de valorizarmos a entrega e competência e não o "prestígio social" das profissões.

Abraço, companheiro.

De golimix a 23.07.2013 às 22:11

Depois dos dois comentários acima, que mais poderei acrescentar?

200% de acordo!

De Fernando Lopes a 23.07.2013 às 22:55

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