Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Já não há almoços de domingo.

por Fernando Lopes, 28 Abr 13

Em solteiro, como viva com os avós, passava o fim-de-semana em casa dos pais. A estada incluía a muito esperada farra de sábado à noite e almoço de domingo. Quando me casei, já sem pai e avô do lado dos vivos, alternava entre a casa dos sogros e, uma vez por mês, a mãe juntava-nos. Eram almoços de ausência, pois por esta ordem, filho e pai tinham desaparecido em seis meses. Havia sempre ternura pelas três viúvas – a mãe e as avós – e uma sensação de ausência e angústia.

 

Após uma incompatibilização com o meu sogro, a tradição passou para casa da avó da minha mulher, matriarca de créditos firmados ao longo de 93 anos de vida. Com o agravamento do seu estado de saúde, abdicámos de sobrecarregar a empregada que já não tem uma vida nada fácil ao ter de tratar de uma nonagenária com saúde frágil.

 

Os celebrados almoços de domingo, com tripas, cozidos e bacalhaus vários, deixaram de existir. Três gatos pingados, almoçam tarde e sem entusiasmo. Como em tudo, o tempo corrói. É agora mais triste o meu domingo. Quem ainda se reúne em família e entre gerações, tire desses encontros o máximo proveito, pois como tudo, também esse momento de união irá enfraquecer, e tendencialmente morrer.

Autoria e outros dados (tags, etc)

7 comentários

De Carlos Azevedo a 28.04.2013 às 02:10

Os três gatos pingados têm-se uns aos outros. Quanto ao resto, percebo-te, mas nada há a fazer: tudo acaba.

De Fernando Lopes a 28.04.2013 às 03:07

Sei bem que tens razão, mas quando perdemos estas referências, há algo em nós que também desaparece.

De Carlos Azevedo a 29.04.2013 às 19:37

Claro que sim.
Abraço.

De golimix a 28.04.2013 às 17:07

Também somos três gatos pingados cá em casa e sempre que vamos a casa dos pais, vivos de ambos os lados, temos o almoço de domingo. Senão fazemos um cá por casa. A tradição não se perde. Hoje houve bacalhau assado no forno com batatas assadas! Pode ser tarde e más horas mas é um almoço de domingo!

Boa semana

De Fernando Lopes a 28.04.2013 às 18:59

Desses almoços, mais que a paparoca, gostava do convívio intergeracional. É bom para os mais velhos e mais novos, já nos basta viver segmentados pela idade a semana toda.

Abraço e boa semana. (até porque temos feriado) :))

De golimix a 29.04.2013 às 12:27

Pois, mas a paparoca também é importante e pelo menos temos algo que nãos e perde.

De Fernando Lopes a 29.04.2013 às 13:08

Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista. É uma forma de manter a tradição :)

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback