Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Was it good for you, too?

por Fernando Lopes, 27 Mai 12

A minha cidade está invadida. No bom sentido, claro. Por razões que desconheço, mas que os historiadores e interessados na urbe conhecerão, o Porto dividiu-se em dois pólos. O tradicional, comercial e turístico, que se centra na baixa, e uma área de negócios, escritórios e serviços, na zona da Boavista. Porque resido nas proximidades da Av.ª de França, passo largos meses sem visitar o centro histórico e a baixa. Hoje, a propósito da apresentação de um livro do meu amigo João Nuno, sobre o meu F.C. do Porto e os 25 anos de celebração da conquista da Taça dos Campeões Europeus, assentei poiso no café Guarany.

Como ia com a filha e as crianças estão sempre com fome, ainda antes do fim da sessão, tivemos de descer à esplanada para um reabastecimento estratégico. Às 7:00 da tarde, a suecada já estava a jantar. Hábitos das gentes do norte, que os indigentes do sul estranham. A fauna que se deslocava este domingo na baixa era inglesa, alemã, brasileira, francesa, num multiculturalismo de sons e aspectos que me agrada sobremaneira. Como bom português, amigo de receber, gosto de os ver deslumbrados com a melancolia cinzenta da cidade e a lamber os beiços com as nossas iguarias.

A nosso lado, duas jovens de vinte e poucos, alheadas do mundo e imersas nos smartphones. Passados minutos, dois rapazes juntam-se às jovens. Após uma breve conversa apercebo-me que são tripeiros, que faziam as honras de proporcionar um tour completo, sexo incluído. Um deles não conseguiu deixar escapar um "Was it good for you, too?". Sorri e tranquilizei-me. A nova geração continua a fazer as honras da casa às turistas que nos demandam. Numa versão mais sofisticada do "Gostastes? Gostei", do Telmo e da Célia, as visitantes levam algo mais do que fotografias para recordar. Nem tudo está perdido nas nossas relações com os povos do norte da Europa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

subscrever feeds