Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

 

Não padeço do eurocentrismo vigente, que adaptado às novas necessidades, num mercado saturado, se vira para oriente, mais por conveniência do que por convicção. Hoje de madrugada assisti a um documentário da BBC, que sem valorações ou preconceitos, tentava entender a razão porque os alunos de origem oriental são os mais bem sucedidos no ensino britânico. É ao mesmo tempo revelador e assustador. As mães-tigre impõem aos seus rebentos um disciplina férrea de trabalho, trabalho, mais trabalho.

Ninguém duvida que para serem bem sucedidas devemos estimular as nossas crianças a trabalhar e a superarem-se. No entanto tudo tem limite. Estas crianças são "espremidas" com trabalhos de casa durante 3 a 4 horas por dia, mais 2 horas de música, mais treino disto e daquilo. Devo confessar que aos meus olhos ocidentais, não existia nada semelhante a uma infância e muito de paralelo com um campo de trabalhos forçados. Mais, estas mães, em busca de um futuro brilhante para os seus filhos, hipervalorizam as competências académicas e desvalorizam as sociais.

Na reportagem, é referido com a maior das naturalidades, o facto de uma criança não brincar com outras há mais de um ano. Assustador de facto. Será com estes pequeno seres, programados desde a mais tenra idade, máquinas de trabalho e estudo, que os nossos filhos irão competir num futuro mercado global.

É difícil compreender que uma mãe coloque tantas expectativas no futuro de uma criança de forma a que a condicione como vi. Estes miúdos serão infelizes toda a vida, marcados por uma infância castradora e socialmente incapazes de estabelecer empatia, amizade, cumplicidade. Na reportagem uma das mães refere o aforismo "No pain, no gain". Pena que ninguém tivesse contraposto "All work and no play makes Jack a dull boy".

Autoria e outros dados (tags, etc)

3 comentários

De Diogo Quina a 15.04.2012 às 14:55

Boa Tarde,
Li o seu artigo e fiquei super curioso e gostaria de saber qual o nome do Documentário?

Atenciosamente,

Diogo.

De Fernando Lopes a 15.04.2012 às 15:21

Diogo, p.f. trata-me por tu, que eu sou velho mas não estou morto. O documentário em questão passou na SICN, sábado entre a 1 e as 2 da manhã, numa rubrica regular da madrugada entre sexta e sábado, que acho que se chama Panorama BBC. Procura no site da SICN, deve ser fácil de encontrar. E se quiseres deixar aqui a tua análise, tenho muito gosto.

Abraço,
Fernando

De Diogo Quina a 15.04.2012 às 15:24

Fernando,
Sabe, a minha educação leva-me a respeitar as pessoas que não "conheço", entende? Não leve a mal espero, mas apenas se trata de (educação).
Realmente não assisti, porque estava a ver outro programa e a trabalhar ao mesmo tempo! Irei ver se consigo encontrar e depois deixarei aqui a minha análise (:

Atenciosamente,

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

subscrever feeds