Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"O Seminarista" de Rubem Fonseca

por Fernando Lopes, 7 Mar 12

O Seminarista Rubem Fonseca

Ocasionalmente dou conta de livros que me entusiasmaram. Sem pretensões, que de literatura nada entendo a não ser o prazer de ler.

Há muito que não lia um livro de um fôlego. O último foi "Ernestina" de J. Rentes de Carvalho. Mestre Rentes foi finalmente reconhecido como uma grande da literatura contemporânea portuguesa e a sua obra vai sendo lentamente publicada. Está a transformar-se, merecedidamente, numa “estrela” literária, facto para o qual olhará com o distanciamento crítico que o caracteriza. Foi preciso aguardar quarenta anos para uma reedição de "O Rebate", que chegará às livrarias durante este mês.

 

Mas o livro que me fez passar um par de horas sem olhar para o lado foi "O Seminarista"de Rubem Fonseca. Uma recomendação recente do meu compadre de leituras Ricardo. Confesso que desconhecia a obra de Rubem Fonseca, mas o que li deixou-me fascinado. É uma escrita simples, que à falta de melhor termo caracterizaria como "cinematográfica". É impossível não ter a sensação que "O Seminarista" é um argumento de filme, escrito com uma ironia e um humor notáveis, numa personagem completamente amoral. Tarantino transformaria este livro um filme bem a seu jeito. Estranhamente os autores que mais me têm impressionado nos últimos tempos são homens de idade. Some-se aos dois autores que escrevem em português Thomas Pynchon e interrogo-me se a literatura não será como o vinho do Porto, com  um tempo de maturação do autor para, com experiência de vida, se produzirem grandes obras. Mas, pensando bem, que sei eu ...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas:

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback