Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É difícil ser ateu

por Fernando Lopes, 14 Fev 12

Tenho orgulho em ser ateu de segunda geração. Há 48 anos anos atrás o meu pai tomou a então difícil decisão de não se casar pela igreja e de não baptizar os filhos. Posso imaginar o significado desta atitude em termos de confronto social e familiar. Mesmo pessoas sem nenhuma convicção religiosa cedem ao peso das convenções.

 

Hoje em dia o estigma permanece e tive de fazer finca pé para não incluir a minha filha nas estatísticas que nos tornam um país de católicos. A seu tempo ela decidirá o caminho, livre e com apoio incondicional do pai, independentemente da opção que tomar. O catolicismo, forte no interior e entre as pessoas mais velhas, tornou-se hoje, nas grandes cidades, pouco mais do que "a religião tradicional". Cumpre-se o baptismo, em alguns casos a comunhão, apenas porque "é hábito".

 

Conheço pouquíssimos católicos activos e que sigam os preceitos tradicionais. A fé, ou a falta dela, o acreditar na vida para além da morte ou nalguma forma mística que não nos confronte com a vacuidade e inutilidade da nossa existência é terreno pantanoso. Compreendo a esperança na eternidade embora tenha dificuldade em aceitá-la. Vou deixar a minha filha encontrar o seu caminho. Cá estarei, se necessário, para amparar a queda.

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Margarida Az a 14.02.2012 às 19:24

Muitos parabéns pelo novo visual e por este belo texto.
Corajoso, meu amigo! Digno de grande admiração.
Bjinho para ti e filha que só pode ser uma garota muito feliz, a ver pelos pais que tem.

De Fernando Lopes a 14.02.2012 às 19:30

O mérito do visual não é meu, mas agradeço de qualquer forma. Não tenho nada contra as pessoas que optam por uma religião (a minha mulher é católica e vivemos sem problemas nesse particular). O que me incomoda é atribuir uma religião (por baptismo) sem que a criança tenha opção.

Bj

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

subscrever feeds