por Fernando Lopes, 25 Dez 10
A bimbalhice das janelas portuguesas, foi inaugurada por um brasileiro. Se bem se lembram, um tipo de feitio irascível e de nome Scolari, com um ordenado pornográfico, apelou ao nacionalismo bacoco, e em 2004, milhares de portugueses apimbalharam as janelas com a bandeira nacional.
Depois, veio um Pai Natal, pendurado nas varandas, que não sei se estava a tentar entrar em casa das pessoas, ou se já ia em fuga acelerada, com os electrodomésticos e jóias de família.
Nos anos seguintes vieram as bandeiras do meu FCP. Como o Porto foi tetra-campeão, a partir do segundo ano, o povo foi deixando ficar as bandeiras e cachecóis, que no fim do tetra, já pareciam "O Tempo" de Salvador Dali.
Agora, os católicos com pedigree, resolveram por o menino Jesus à janela. É coisa de gente pretensamente bem, que não se gosta de misturar com o povo e que apesar de moralmente superior, deixa uma criança de tenra idade ao frio, apenas com uma fralda de pano à cintura. Proponho que pelo menos ponham um bom aquecedor debaixo do rabo do menino, para não terem de o levar à urgência com hipotermia ou uma pneumonia terminal.
Gostei bem do teu texto!