Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ter os inimigos certos.

por Fernando Lopes, 1 Fev 18

Num jornal online, Nuno Artur Silva declara «ter os inimigos certos. Que mais posso desejar?». Não sendo como o galego, que não tinha inimigos porque os havia matado a todos, tenho os meus «inimigos de estimação». Gosto de os ter porque personificam tudo o que me causa asco: imodéstia, matreirice, falta de carácter, problemas de ego inflado, estúpidos que pensam ser mais espertos que todos os outros, calões que acham que se esforçam imenso, vendilhões de porra nenhuma. Gosto deles assim, todos os dias me relembram tudo o que tento não ser. Mais que Nuno Artur Silva, acho que ter inimigos é inerente a quem se esforça por ser íntegro e honesto. No fundo odeiam-nos porque sabem que somos melhores seres humanos do que alguma vez eles serão. Gosto muito de ter inimigos, e gosto muito dos meus inimigos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

15 comentários

De alexandra g. a 02.02.2018 às 00:05

absolutamente de acordo, com um 'pormaior':
não os alimento, são eles (mais elas, foi sempre assim) quem o faz.


(tenho a certeza que já escrevi sobre isto, e parece-me cada vez mais importante: a lutar, que seja para aprender, ou seja, com gente muito sábia, que do resto não aprenderemos nada, logo, é ignorar, para que aprendam: a cada um, a sua sabedoria :)

De Fernando Lopes a 02.02.2018 às 07:18

Conheces-me o suficiente para saber que também eu não os alimento. Como numa espécie de «National Geographic», observo-os.

De alexandra g. a 02.02.2018 às 21:49

Olá, Sir F. Gainsborough, our thoughts/beliefs have met :)

De Fernando Lopes a 03.02.2018 às 11:51

Adoro Gainsbourg. Foi num bar em Miragaia, num bar decorado à Gaudi, «Menos Que Zero», que o descobri.
Vai um bocadinho de um DVD que tenho cá em casa:
https://www.youtube.com/watch?v=r15jIMeGluk

De alexandra g. a 03.02.2018 às 21:53

MonSir Gainsbourg também me agrada muito :)

De belitaarainhadoscouratos a 02.02.2018 às 09:56

e como dizem: mantém os teus amigos perto e os teus inimigos ainda mais perto :)

De Fernando Lopes a 02.02.2018 às 19:46

Nem sei bem. Ter os inimigos bem perto é um bocado psicótico, não achas? 

De bokeh a 13.02.2018 às 20:12

os inimigos inteligentes são um estimulo para o cérebro e ótimo substituto do magnésio.
não conhecia o serge gainsbourg....muito se aprende por aqui ;) 

De Fernando Lopes a 13.02.2018 às 22:46

Aposto que conhecias... Diz lá que nunca ouviste isto:
https://youtu.be/GlpDf6XX_j0

De bokeh a 14.02.2018 às 21:37

pois conheço....devo-me ter distraído com a jane birkin e o serge passou-me ao lado :)

De gatodeloiça a 13.02.2018 às 20:42

Gosto especialmente da parte:" No fundo odeiam-nos porque sabem que somos melhores seres humanos do que alguma vez eles serão. "

De Fernando Lopes a 13.02.2018 às 22:47

Gosto de pensar que, acima de tudo, sou uma boa pessoa.

De gatodeloiça a 14.02.2018 às 10:10

Claro que sim!

De Henedina a 03.03.2018 às 07:19

Gostei do texto. Confesso que o assédio moral em contexto laboral me afecta e há momentos que sinto que contamina toda a minha vida. Esgota-me. Noutro dia comentei que espero que exista céu porque o inferno já vivo aqui. Tenho de encarar como o tributo a minha integridade como quem beneficia do meu trabalho me diz mas, por vezes, chego a duvidar e tento encontrar qual o defeito...mas é isso são pessoas pequenininhas que sabem que são e nunca terão coragem de serem inteiras e não suportam que outros o consigam. 

De Fernando Lopes a 04.03.2018 às 09:03

Henedina, acredito que existam momentos particularmente difíceis, invejas, críticos. O seu foco é e será, estou certo, os doentes. Esses são o motor de tudo, no resto, como diz o povo, «os cães ladram e a caravana passa».

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback