Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quando se perdeu tudo, até o amor-próprio.

por Fernando Lopes, 24 Fev 18

Cada vez que passeio pela cidade continuo a cruzar-me os despojos dos que nada têm. Colchões e cobertores arrumados debaixo de uma qualquer entrada à espera que chegue o frio, e que debaixo dos andrajos alguém encontre algum calor e conforto. Na rotunda da Boavista um desses homens impressiona. Prostra-se como se de um muçulmano virado para Meca se tratasse. Esconde a cara entre os braços e coloca as mãos velhas e sujas por cima da cabeça, gemendo e implorando esmola. O receptáculo das moedas é um copo de Pepsi, ironia das ironias, a humilhação de um ser humano encimada por um copo de uma multinacional. Teatralização à parte, um homem assim, prostrado, gemendo e escondendo a face já perdeu tudo, até o amor-próprio. Situações assim deixam-me triste e envergonhado por pertencer a uma sociedade que tal permite.

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Anónimo a 11.03.2018 às 10:30

I need...another post.
Num país democratico e com igreja, segurança social etc...estas situações só podem existir por ausencia do proprio em ter ajuda institucionalizada.
Por isso é demencia não tratada, alcoolismo e a segurança social falha em arranjar solução ou "livre" arbitrio...se é tipo EUA então é alltura de haver um plano nacional tipo o da camara de lisboa com apooo do presidente

Comentar:

De
(moderado)
Este blog tem comentários moderados.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Feedback

subscrever feeds